segunda , 2 de junho

Idosos a pintar…

Há sempre uma primeira vez!

Às quintas-feiras os idosos passam a tarde no CSA e é-lhes sempre proposta uma actividade diferente. Desta vez a sugestão foi que realizassem o retrato do(a) colega da frente.

Foram facultadas folhas de papel branco, lápis de cor e de cera e marcadores finos e grossos de várias cores. Surpreendentemente a reacção foi:

- "Eu não sei desenhar! Nunca o fiz e não é agora que vou começar!"

- "Eu vou-me já embora! Olha-me esta! ...a desenhar com esta idade!"

- "Não vou fazer nada! Desenhar a Rosa! Não sou capaz!

Ninguém estava à espera destas reacções e pensámos. - "Isto está a correr mal!"

Mas, argumentámos, argumentámos e ... argumentamos e lá começou a primeira a desenhar! Surpreendentemente foi a D.Sofia (81 anos) que começou a desenhar a colega da frente, a D.Rosa, mas deu asneira! Desenhou uma versão muito "pouco própria" da colega e as gargalhadas ouviram-se estridentemente e foram até às lágrimas.

Este momento, proporcionado pela idosa, serviu para quebrar o gelo e lá começaram a desenhar.

Os resultados foram surpreendentes, primeiro porque não sabiam usar os materiais e cometeram os mesmos erros das crianças, como por exemplo carregar demasiado nos marcadores até perfurar o papel e depois, porque os resultados dos retratos foram também inéditos, uma vez que, nada os distinguia de desenhos de crianças das nossas valências de infância.

Mas o entusiasmo foi tal que houve quem desenhasse duas colegas em vez de uma.

Com esta iniciativa verificámos que, apesar da reacção de rejeição inicial da actividade, esta surtiu efeito muito positivo junto do grupo de idosos, aumentando as suas potencialidades e quebrando com a ideia do "eu não sou capaz". Além disso, revelou-se ainda uma actividade muito divertida, que fez com que ninguém desse pelo tempo a passar.

Deixamos alguns desenhos (pdf) e fotos desse dia para contextualizar a actividade.

Mãos que desenham pela 1º vez
D. Rosa a desenhar
Uma das obras desse dia


Anexos:
voltar