Cuidado com as Burlas
Sessão de esclarecimento para idosos
A sessão de esclarecimento “Cuidado com as Burlas” teve uma enorme adesão por parte dos nossos idosos da valência de Apoio Domiciliário e também da comunidade envolvente. Os cerca de quarenta participantes encheram a sala multiusos do Centro e à medida que iam chegando já se contavam as experiências menos agradáveis de cada um, no que se prende com burlas e assaltos.
À hora marcada o Agente Rui Freire da GNR começou a sua exposição apoiada por diapositivos que iam passando e iam ajudando a compreender melhor os ensinamentos sobre esta temática que tanto preocupa os idosos.
Os conselhos foram acatados e discutidos entre todos e a máxima - “Hoje em dia ninguém dá nada a ninguém”, ficou nos ouvidos e na mente dos presentes, uma vez que as burlas estão sempre relacionadas com transações de dinheiro ou materiais.
No final da apresentação discutiram-se os casos conhecidos por cada um, mas sobretudo daqueles que já passaram pela experiência.
Após a apresentação houve lugar para um lanche partilhado por todos no qual as conversas tiveram continuidade e os temas insistiram nas burlas.
Consideramos que a apresentação e discussão deste tema foi da maior utilidade para todos os envolvidos e a sua atenção foi muito cativada pela pertinência do assunto. Julgamos que no futuro todos ficarão mais alertas e desconfiados das boas intenções de alguns indivíduos de poucos escrúpulos.
A dinamização deste tipo de actividades formativas, dentro do Plano de Actividades Socioculturais para os nossos idosos, trás alguma descontinuidade às normais actividades de âmbito cultural/desportivo/social que já vão sendo habituais e por isso, pela novidade, são muito bem recebidas.
Para quem não conseguiu estar presente, deixamos alguns conselhos de segurança:
- Nunca dizer que se está em casa sozinho. Dar a entender, ou dizer que está acompanhado;
- Não permitir a entrada de nenhum estranho em casa;
- Não transportar consigo muito valor em dinheiro e quando o fizer, será melhor que o distribua por bolsos e carteiras diferentes;
- Não acreditar em técnicos de serviços bancários ou de segurança social que se dirijam ao domicilio porque esses serviços não o fazem habitualmente e quando o fazem é devidamente credenciados, ou em veículos identificados;
- Ter sempre à mão o número de telefone da GNR para em caso de necessidade chamar as autoridades;
- No caso de ser burlado, fixar detalhes da pessoa ou pessoas e dos carros que utilizam, de forma a ajudar na detenção destes indivíduos o mais rapidamente possível.