A Páscoa vivida pelas crianças
Visita do avô do Miguel que veio fazer folares connosco
De acordo com o nosso Projecto Educativo, assumimos como dimensões fundamentais “Aprender a conhecer/Aprender a fazer, em que por um lado, se pretende que a criança aprenda a compreender o mundo e retire prazer disso, e por outro oferecer-lhe oportunidades de descoberta, experimentação, revalorizando a cultura de que cada um é portador”.
Foi neste contexto que no passado dia 17 de Março a sala de Pré-Escolar Vertical A recebeu a visita do avô do Miguel que nos veio ensinar a fazer folares. O Sr. Elias trouxe alguns ingredientes e amassou, amassou, amassou e … os meninos ajudaram e provaram a massa crua. Depois de preparada, a massa foi “dormir para crescer”.
As crianças trouxeram os ovos para colocar em cima do folar que foram a cozer com cascas de cebola e ficaram castanhos.
Esta foi uma actividade que decorreu durante todo o dia, tendo o Sr. Elias a amabilidade de se deslocar ao Centro por duas vezes (de manhã para amassar e de tarde para tender e meter ao forno).
Às crianças coube a tarefa de “vigiar” o crescimento da massa, de fazerem as “fitas” que prendem os ovinhos, de registar a receita e ainda de pesquisar sobre esta tradição; se há Páscoa nos outros países; porque se usam ovos na Páscoa; o que significa o coelho…
Foi um momento muito interessante e até perguntaram ao Sr. Elias se ele era padeiro?! …Mas não! É Contabilista!
Para além de uma perspectiva de celebração dos dias e datas assinaláveis, a comemoração da Páscoa constitui a valorização do património sócio-cultural, pela referência a valores históricos e tradicionais, que reforçam e ajudam a compreender a nossa identidade.
Como Educadores, mais importante do que fazer as habituais “prendinhas”, é aproveitar e utilizar estes acontecimentos em actividades curriculares, que se constituam como tempos de aprendizagens culturais.
O que descobrimos sobre a Páscoa:
- "O ovo quer dizer vida nova”- Rita Tavares
- “ Nós comemos folares na Páscoa, mas não são todos iguais, uns são de carne, outros de ovos e outros doces” – João Marques
- “ O Padre foi a casa da minha avó lá em Vila Chã, ele trouxe o Jesus e nós demos um beijinho”- Bruna Pinto
- “ A Páscoa é no inicio da Primavera”- Mariana Vieira
- “ Os coelhos têm muitos filhinhos e isso era bom” - PT
Anexos: