Visita ao Buddha Eden Garden e Peniche
Esta semana rumámos ao Bombarral e fomos visitar a Quinta dos Loridos, onde se encontra o maior jardim oriental da Europa, o impressionante Buddha Eden Garden.
Com cerca de 35 hectares, o jardim foi criado em protesto contra destruição dos Budas Gigantes de Bamyan que foram destruídos em 2001 com dinamite devido a questões religiosas.
Passámos a nossa manhã entre budas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação. Tudo muito bem cuidado! Lindo! Adorámos a escadaria central que é o ponto central do jardim, onde os budas dourados dão calmamente as boas-vindas aos visitantes.
No lago central foi possível dar bolachas aos peixes KOI, encarnados e enormes.
Achámos impressionante os cerca de 600 soldados de terracota pintados à mão, cada um deles único, perfilados no meio da paisagem. Magnifico!
Claro que as nossas pernas não davam para percorrer tanto hectar e por isso fizemos a nossa visita de comboio, com paragens nos sítios mais bonitos para apreciar bem as estátuas e os jardins.
Seguiu-se um ótimo almoço no restaurante o parque, onde fomos muito bem recebidos com otimas iguarias e vinhos da marca da casa (Bacalhôa).
Após o almoço seguimos para Peniche, onde o nevoeiro não nos deixou avistar as Berlengas. Mas gostámos muito!
Conhecemos o Farol do Cabo Carvoeiro e o Forte de Peniche que serviu de prisão politica até ao 25 de Abril de 1974. Visitámos o "Segredo" um local horrível onde colocavam os presos políticos e lemos com muita atenção a história de quem lá viveu muitos anos enclausurado e de quem de lá fugiu para a liberdade com sucesso. "- Viviam-se outros tempos. Tempos de repressão que hoje não se sabem valorizar". - dizia o Sr. Faustino, do alto dos quase 90 anos.
Foi incrível verificar que quando se vive a história, dá-se outro valor às coisas.
Chegámos à conclusão que temos que regressar a Peniche. Temos que visitar o Museu e outros locais. Ainda ficou muito para ver e para aprender!