sexta , 6 de janeiro

São Gonçalinho de Aveiro

A Biblioteca Municipal de Aveiro fez-nos o convite para participarmos na exposição que iriam promover sob o tema do São Gonçalinho. A proposta era decorar um guarda-chuva com letras, poesias, desenhos e materiais que de alguma forma estivessem ligados ao LIVRO.

A Sala 2 da Creche do Centro Social de Azurva decidiu aceitar o convite e, com os meninos, começámos a construir o nosso guarda-chuva.

Mas, primeiro foi necessário explicar e mostrar aos meninos o que era o São Gonçalinho. Para isso vimos vídeos desta festa tão emblemática da cultura Aveirense e percebemos quem era o São Gonçalinho. Pedimos ajuda aos pais para trazerem rimas alusivas à temática para colaborarem na construção do guarda-chuva.

Porque falar do São Gonçalinho a meninos tão pequenos?

O modelo de trabalho que vimos instituindo na Creche do CSA, o MEM (Movimento da Escola Moderna), compreende o processo de educação como um processo de humanização onde, através da interação com os outros em atividades culturais, nos apropriamos da herança cultural.

Parece-nos importante partilhar com as crianças aquilo que é o seu reportório cultural, lutando contra o empobrecimento da escola, por vezes perdida em “atividades” destituídas de sentido, mas muito na “moda”.

Os adultos trouxeram esta proposta ao grupo e a participação das crianças foi ainda “periférica”: os meninos escutaram, observaram, desfrutaram.

O objetivo deste tipo de atividades é que gradualmente possam participar de uma forma ativa e plena, no sentido em que as próprias crianças façam parte das decisões e sejam o motor das propostas e co-construtores da cultura e do conhecimento.


voltar