MusicAmiga também é MúsicaMaior
Com a aproximação do Carnaval e do seu espírito folião, em conjunto com a equipa do MúsicAmiga, organizámos para os nossos idosos uma aula aberta que quase se transformou num baile de carnaval.
Os nossos utentes do Serviço de Apoio Domiciliário, como vem sendo hábito aderiram em grande número e mostraram-se muito participativos nesta atividade de música.
A música quando abordada na terceira idade com carácter criativo não permite só o desenvolvimento de relações interpessoais e de integração, mas também o desenvolvimento cognitivo.
Muitos estudos demonstram que o envelhecimento é parcialmente reversível, quando existe reabilitação das funções ao nível motor, psicossomático e em respostas emocionais e intelectuais. Estas últimas são fatores importantes, uma vez que as estruturas afetivas vão de encontro à formação de identidade do individuo ao longo de toda a sua vida.
A música pode fortalecer e reavivar funções “adormecidas” através do incentivo à vivência musical, com atividades que envolvam o corpo, movimento, respiração, linguagem oral e sensorial.
A promoção de atividades de âmbito musical na terceira idade, não se trata assim de passagem de informação, mas sim, de uma aprendizagem através de experiências e vivências de cada grupo e de cada indivíduo.
"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã."Leonardo da Vinci