Visita ao Santuário de Fátima e à Aldeia de Pia do Urso
A última sexta-feira começou bem cedo porque foi o dia da nossa viagem anual ao Santuário de Fátima.
Todos a postos e sem atrasos seguimos viagem para um dos mais importantes santuários marianos do mundo.
Por lá fizemos as nossas orações, pagamento de promessas e assistimos ao rosário e à missa na Capelinha das Aparições como gostamos de fazer sempre.
Após isso, seguiu-se um almoço em grupo, bastante animado e um tempo para compras e passeios pelo recinto.
A tarde veio a culminar com uma visita à Aldeia de Pia do Urso, aldeia típica serrana, cujas habitações em pedra e madeira, se integram na paisagem deslumbrante da Serra de S. Mamede.
Descobrimos que esta aldeia se situa numa encruzilhada de vias romanas por onde passaram em 1385 os exércitos chefiados por D. Nuno Álvares Pereira, provenientes de Ourém a caminho de Aljubarrota e, quinhentos anos mais tarde, as tropas invasoras de Napoleão Bonaparte.
Diz-se que o lugar da Pia do Urso é pródigo em lendas de entre as quais se salienta a que procura explicar a origem do topónimo, segundo a qual, em tempos recuados, um urso que vivia naquelas serranias tinha por hábito ir beber a uma pia originada da formação rochosa existente no local e que ainda hoje se encontra assinalada.
Desconhecendo se é lenda ou realidade, o que ficou do passeio a pé que fizemos por aquelas terras foi a agradável sensação um final de dia muito bem passado!