domingo , 15 de junho

Articulação Pré-escolar/1º CEB

Atividade Experimental: Creme de mãos

Os meninos do 1º ano da EB de Azurva e a professora Glória vieram visitar-nos. Esta visita realizou-se no âmbito da articulação do trabalho desenvolvido entre ciclos planeado desde o início do ano letivo.

Esta partilha entre ciclos pretende ser uma estratégia para a transição e integração dos nossos meninos que no próximo ano frequentarão o Ensino Básico.

A atividade desenvolvida pela professora Glória iniciou-se com uma história que deu mote à experiência -creme de mãos. As crianças tiveram oportunidade de explorar os reagentes e de perceberem novos conceitos e contactarem com vocabulário científico. No final, cada criança pôde experimentar o creme e a avaliação geral do grupo foi bastante positiva. Quanto à nossa avaliação, fizemos questão de felicitar a professora Glória e o grupo, porque foi a primeira vez que uma professora da EB de Azurva veio à nossa instituição dinamizar uma atividade de articulação. Antes de se irem embora, a professora Glória fez questão de nos transmitir que irá incluir no Plano Anual de Atividades do próximo ano uma nova visita à nossa escola.

A nossa vida é marcada por mudanças que deverão ser oportunidades de crescimento e de continuo avanço. Nesta perspetiva pretende-se que as transições entre ciclos de ensino se façam de um modo seguro e em continuum. A mudança entre Pré-escolar e 1º CEB implica sempre alguma tensão e ansiedade nas crianças e famílias. Este facto está muito relacionado com as representações que se têm do jardim-de-infância e da “escola primária”. Quem é que nunca disse a uma criança de 5/6 anos “Na escola é que tu vais ver como é!”, numa alusão clara de que o tempo de brincar acabou para começar um tempo de trabalho que se adivinha difícil.

É importante esclarecer à criança e à família que realmente algo vai mudar…o nível de exigência será maior; as regras mais rígidas; a organização do tempo mais inflexível; o cumprimento de horários… No entanto o tempo de brincar e o tempo de aprender o que se gosta e o que se quer, não acaba. Para que esta transição seja bem sucedida, a nossa prática pedagógica prevê o apoio à criança e a cooperação entre instituições educativas. Deste modo pretendemos que se construam atitudes positivas face à escola do 1º CEB através destes contactos assíduos entre ciclos sempre em comunicação com a família.


voltar