Magusto entre amigos
Um dia de tradição e convívio intergeracional
Na tarde do dia 11 de novembro o Centro Social de Azurva encheu-se de amigos para festejar o dia de S. Martinho. À semelhança dos anos anteriores contámos com a presença dos idosos do Serviço de Apoio Domiciliário e também alguns familiares e amigos das crianças.
O Plano Anual de Atividades contempla sempre esta data, dada a sua importância ao nível das tradições e cultura portuguesa. Para nós, um Magusto tradicional terá sempre de contar com uma fogueira “calorosa” à volta da qual todos nos juntamos. Para os mais afoitos é-lhe permitido saltar a fogueira e enfarruscar-se. Também é um momento em que aproveitamos para aproximar as famílias do CSA e para promover o convívio entre várias gerações.
No domínio pedagógico, esta data também é assinalada através de uma abordagem multidisciplinar. Este ano letivo, durante o tempo de Atividades e Projetos, a sala A pesquisou sobre o castanheiro, remetendo assim para a área curricular Conhecimento do Mundo, saberes científicos. A sala B recontou e dramatizou a Lenda de S. Martinho, cuja apresentação foi realizada para todos os presentes. Deste modo, a abordagem desta sala situou-se ao nível da Linguagem Oral e Expressão Dramática.
Numa altura em que a pressa e “o não tenho tempo” marca a nossa vida, estes momentos revestem-se de um maior valor porque nos juntamos à volta da tradição.
Para o próximo ano…há mais!!