Visita ao Museu do Vinho
Uma tarde de recordações!
A manhã de muita chuva não deixava adivinhar a tarde de outono, amena e calma, que permitiu aos idosos do Serviço de Apoio Domiciliário visitarem o Museu do Vinho, em Anadia.
Á nossa espera estava um espaço de arquitetura moderna, mas com séculos de sabedoria na arte de trabalhar a vinha e de produzir o vinho da região demarcada da Bairrada.
A visita teve início com a exposição temporária “Arte é como Vinho”, do mestre Nadir Afonso. Este prestigiado arquiteto e pintor de 93 anos, um dos artistas plásticos portugueses mais consagrados e reconhecidos é autor da mostra que apresenta uma magnífica coleção de originais, sendo alguns deles completamente inéditos com referências à Bairrada (Buçaco e Curia).
Seguiu-se a visita à exposição permanente, designada por “Percursos do Vinho”, durante a qual podemos observar peças de valor arqueológico, etnográfico e técnico, reunidas com a colaboração de diversos vitivinicultores, entidades locais e nacionais.
O Museu incorpora também as duas maiores telas alusivas ao vinho em Portugal e nas salas interativas, dos chamados percursos do vinho, percorrem-se todas as fases do processo vitivinícola terminando-se a visita com a exposição de uma das mais importantes coleções de saca-rolhas do mundo.
A tarde foi recheada de novos conhecimentos e de muitas recordações, de quem já trabalhou na vinha, fez vindimas e produziu vinho.