sexta , 25 de outubro

Gerontomotricidade - porquê?

A Gerontomotricidade ou motricidade para idosos é vulgarmente apelidada por estes, como ginástica.

O Centro Social de Azurva proporciona esta atividade há mais de 9 anos aos seus utentes do Serviço de Apoio Domiciliário.

Um grupo, que no inicio era pequeno e algo timido, integra agora 26 idosos.

Uma vez por semana, dinamizados pelo Prof. Fábio Santos (Licenciado em Desporto e Lazer), os nossos utentes procuram colher os beneficios da Gerontomotricidade.

Gerontomotricidade? Porque que é importante?

Esta técnica devolve ao idoso sua liberdade e autonomia para realizar alguns movimentos e trabalhar algumas percepções que são perdidas com o envelhecimento, como a condução da marcha, a postura, o equilíbrio, a audição, a visão, a coordenação motora, entre outros.

A gerontomotricidade é necessária tanto para a prevenção e tratamento das dificuldades, quanto para a exploração do potencial ativo de cada um. Desta forma, pode exercer efeito preventivo, conservando a tonicidade funcional, controlando a postura, criando uma boa imagem do corpo, organização espacial e temporal, adaptando-as às necessidades específicas do idoso, visando o combate ao isolamento, a imobilidade, a passividade, a solidão, a depressão, a dependência e a institucionalização.

Os movimentos são realizados de forma lenta, aplicados de maneira precisa, integrando exercícios respiratórios, e adequados às necessidades e capacidades funcionais de cada idoso.

Esta poderosa arma de recuperação e prevenção para os idosos tem efeitos lentos mas porém eficazes, sobretudo na recuperação dos movimentos necessários para a execução das atividades de vida diária (AVD’s) ajudando também na recuperação da autoestima do indivíduo, bem como no combate ao isolamento social causado pela perda funcional inerente à idade.

Gerontomotricidade
Gerontomotricidade
Gerontomotricidade
Gerontomotricidade
Gerontomotricidade
Gerontomotricidade

voltar