Projetos em cadeia - duas experiências do Pré-escolar
“Um autêntico projeto encontra sempre o seu ponto de partida no impulso do aluno”.
John Dewey
Sala A - Os caranguejos
Projeto de investigação científica
Certo dia, o Gonçalo disse: “Quero investigar sobre caranguejos”. Numa fase inicial o Gonçalo explicou o que já sabia sobre caranguejos. Depois delineou aquilo que gostava de saber e que o inquietava acerca daquele animal. Seguiu-se uma fase de pesquisa em livros e na internet com o registo (imagens, fotos e desenho) dos novos saberes que ia descobrindo. Este projeto prolongou-se durante um período de tempo, o necessário para encontrar as respostas para as perguntas iniciais e para outras que surgiram. O Gonçalo apresentou o projeto aos colegas da sala, aos meninos da creche da Sala 2 e também aos colegas da Sala B do Pré-escolar.
Sala B - Os planetas
Projeto de investigação científica
Tudo começou quando o Miguel trouxe um livro sobre o Sistema Solar e partilhou com os colegas deixando-o na área das Ciências.
Ao planear, o Tomás e o Rodrigo decidiram ir para as Ciências ver o livro do Miguel. Desenharam os planetas do Sistema Solar e procuraram mais informações nos livros. O projeto expandiu-se a outras áreas e no Recorte/Colagem construíram os planetas do Sistema Solar e o sol em 3D. A Rute trouxe da sua casa o modelo dos planetas do Sistema Solar para a área da Ciência. Em diferentes tempos de grande grupo vimos um vídeo da chegada do Homem à Lua e com o globo terrestre e uma lanterna (sol) demonstrámos o movimento de rotação e translação da Terra.
A Bruna trouxe uma música que nos fala dos planetas do Sistema Solar e, com a ajuda da Isabel, escreveu-a na área da Escrita. Em grande grupo aprendemos a canção e vimos o DVD que a Inês trouxe de casa. No dia 5 de abril convidámos a Sala A e os pais para assistirem à apresentação do projeto.
O trabalho em projetos é a forma mais eficaz de desenvolver competências fundamentais para uma verdadeira cultura científica, pois sustenta as aprendizagens na investigação, na pesquisa, na recolha de dados e seu tratamento, na elaboração de produtos culturais e na comunicação do processo e produto final.
A divulgação dos projetos (como vamos mostrar e comunicar) é o momento em que o produto final é sujeito à apreciação dos pares. Ao validar socialmente o trabalho realizado, a criança está a assegurar-se de que efetivamente o seu esforço é reconhecido pelos outros e que o conhecimento é um bem comum que deve ser compartilhado por todos. A partir das experiências acima descritas, verificámos também que a partilha dos saberes resultantes de um projeto pode desencadear um novo projeto. Neste caso em específico, após o Gonçalo apresentar o projeto dos caranguejos na Sala B, juntou-se a um grupo de colegas que tinha o mesmo interesse em descobrir coisas sobre cobras e foram para o computador pesquisar.
Embora ambos os projetos descritos se situem no campo científico, os projetos podem também ser de natureza técnico-artística (construção e produção de obras artísticas) e de intervenção social (quando há a necessidade de mudar algo no nosso meio).
A metodologia de projeto é um dos instrumentos pedagógicos que demonstra como é possível a pedagogia em participação, uma vez que “mostra a consideração pela escuta da voz da criança e a aceitação da liberdade de pensamento como estratégia educativa. Esta é uma forma privilegiada de reconhecer a criança como sujeito do processo educacional e como protagonista das situações de aprendizagem” (Craveiro, 2009).