Troca de correspondência entre gerações
O início de um projeto no CSA
Há pouco tempo, demos início a uma experiência de aproximação entre crianças e idosos. No âmbito do trabalho intergeracional que promovemos no Centro Social de Azurva, iniciámos a troca de correspondência, ainda que de forma unilateral, entre as crianças do Pré-escolar e os idosos do Serviço de Apoio Domiciliário.
Aproveitámos o motivo da comemoração do aniversário dos mais idosos para solicitar aos mais novos a criação de um postal de parabéns, que posteriormente, enviamos na data correspondente.
A missiva consta de um postal ilustrado pelas crianças com uma pequena mensagem de parabéns escrita pelos próprios.
Temos vários objetivos com esta atividade:
- Aproximar os idosos da sede da instituição;
- Dar-lhes a conhecer as potencialidades das crianças e a sua sensibilidade;
- Fomentar nas crianças uma atitude positiva face ao envelhecimento e às pessoas de terceira idade;
- Estimular ambos para a curiosidade de “conhecer o outro lado”, permitindo a troca bilateral de saberes;
- Possibilitar o contacto entre as crianças e os idosos através de uma prática de escrita em crescente desuso, como é o caso de escrever um postal ou uma carta.
Esperamos que, a troca de correspondência, atualmente ainda numa fase inicial, promova uma interação saudável entre ambas as gerações e desencadeie, do outro lado, a vontade de responder, favorecendo o processo de mudança de atitudes e de construção de valores éticos que é importante na vida escolar, familiar e social, quer dos idosos quer das crianças.
A possibilidade de trocar informação, sobretudo entre, as pessoas de idades mais avançadas e as crianças, pode promover um resgate do elo geracional perdido entre ambos. De facto, na sociedade moderna em que vivemos, devido à fragmentação de muitas famílias, verifica-se que, a impossibilidade de convívio entre avós e netos, vem progressivamente aumentando. Esta comunicação poderá resgatar valores adormecidos por uns e desconhecidos por outros.
Estamos expectantes com os resultados desta troca.
Fiquem atentos, porque continuaremos a dar notícias do desenvolvimento deste projeto.