A bordo do barco moliceiro
Passeio sénior pelos canais da Ria de Aveiro
No dia 13 de outubro, os idosos do Centro Social de Azurva tiveram a oportunidade de embarcar numa viagem de moliceiro, percorrendo os canais da Ria de Aveiro. Desta forma, puderam contactar com o património natural e cultural da região.
Ao percorrer os canais da Ria, alguns idosos conversavam sobre a antiga função do barco moliceiro. Agora usado somente para fins turísticos, outrora o barco moliceiro fora utilizado na apanha do moliço, o qual servia como principal fonte de adubagem para os terrenos agrícolas.
Num percurso com cerca de 45 minutos, os idosos puderam usufruir da paisagem envolvente e relembrar a história destas paragens.
É importante salientar que estas atividades promovem a convivência e o aumento das relações interpessoais numa altura em que nos debatemos com o crescente isolamento das pessoas desta faixa etária. Desta forma, melhora a sua autoestima e adquire novas aprendizagens sociais e culturais, as quais funcionam como estímulos que geram ganhos relevantes para a sua saúde física e mental. Deste modo, constrói-se um desenvolvimento mais completo do idoso enquanto pessoa que pode e deve continuar a adquirir competências ao longo de toda a vida.
Por fim, não podemos deixar o nosso agradecimento especial à empresa EcoRia – Empresa Turística da Ria de Aveiro, Lda., pelo tão gentil patrocínio da nossa viagem pela Ria de Aveiro. São ações concretas como esta que dão corpo à tão propalada “responsabilidade social” das empresas.
Para saber mais sobre os percursos turísticos em barcos moliceiros consulte o site: