terça , 20 de setembro

Horta do Centro dá frutos

O verão está quase a acabar e a vida “útil” da nossa horta também.

Se bem se lembram, aproveitámos o dia do aniversário do Centro para plantar e semear a nossa horta com a colaboração de crianças, pais, colaboradoras e idosos. Ela cresceu, deu os seus frutos e foi sempre muito acarinhada por todos, sobretudo os idosos, que foram acompanhando o crescimento das plantas, regando, sachando e colhendo os seus produtos.

De lá saíram deliciosas alfaces, pepinos, couves, curgetes, abóboras, pimentos, feijão verde, feijão seco, alho-francês e tomates que deram para confecionar nutritivas sopas e saladas.

Agora, mais para o final restavam os tomates cereja…

E o que fazer com tanto tomate cereja?

- Compota!? …

- E porque não! Deve ficar deliciosa! - Disse a D. Gracinda (73 anos).

Dito e feito!

Apanharam-se os tomates cereja na horta e não faltou quem ajudasse a tirar os píncaros e a lavar. Depois, a D. Gracinda usando os seus conhecimentos de boa cozinheira, juntou os seus “segredos” e confecionou uma fantástica compota de tomate.

A compota deu para todos no Centro provarem e até deu para levar um frasquinho para casa para apreciar ao lanche nos dias de outono que se aproximam.

Como às vezes é bom partilhar “segredos” e os nossos idosos gostam de o fazer com os mais novos, aqui fica a receita para quem queira experimentar (em anexo). Bom proveito!

Compota de Tomate Cereja
Compota de Tomate Cereja
Compota de Tomate Cereja
Compota de Tomate Cereja


Anexos:
voltar