Quando os saberes se cruzam
Atividades intergeracionais no Centro Social de Azurva
Numa reunião de grupo da Sala A do Pré-escolar, a Rita propôs :“Podíamos convidar uma idosa para vir fazer bolachas de manteiga, metade de chocolate.” A Rita convidou por carta o grupo de idosos do Serviço de Apoio Domiciliário do Centro e a D. Gracinda, a D. Susete e a D. Lurdes logo aceitaram a sua proposta.
No dia combinado, as convidadas chegaram e foram bem recebidas pelas crianças que já tinham preparado os ingredientes necessários.
As atividades intergeracionais do CSA pretendem estimular a proximidade entre gerações, ajudando as crianças não só a desenvolver uma imagem positiva do idoso, como também a aumentar a auto estima destes últimos, fazendo-os sentirem-se parte integrante e indispensável da comunidade.
Proporcionar o encontro entre gerações, bem como facilitar, incentivar e aproveitar as trocas intergeracionais, é um fator fulcral para mudar opiniões ou comportamentos sobre representações sociais da velhice centradas em estereótipos negativos e aspetos preconceituosos, viabilizando a troca construtiva de experiências.
Os processos de transformação social são complexos e demorados mas, através das atividades que criamos, vamos preparando as novas gerações para um convívio saudável com esta outra etapa do desenvolvimento humano.
Estes encontros entre gerações transformam-se assim num meio facilitador de trocas intergeracionais e num espaço de discussão e reflexão sobre conceitos, vivências e experiências de vida.
Acreditamos ainda que, promover estas trocas intergeracionais, constitui também uma forma eficaz de combater a solidão e o isolamento sentido por muitos destes idosos, devolvendo-lhes a alegria e o prazer de viver que as crianças tão bem sabem transmitir.
Anexos: