terça , 22 de fevereiro

Apresentação dos Corpos Sociais do Centro Social de Azurva

Teve lugar no passado dia 19 de fevereiro de 2011 a cerimónia oficial de apresentação dos Corpos Sociais do Centro Social de Azurva para o triénio 2011-13, após as eleições realizadas a 30 de Dezembro (embora só oficialmente concluídas a 21 de Janeiro de 2011).
Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Dr. Élio Maia, a Directora do Centro Regional de Segurança Social de Aveiro, Dr.ª Helena Terra, a Vereadora do pelouro dos Assuntos Sociais da CMA, Drª Mª da Luz Nolasco e o Presidente da Junta de Freguesia de Eixo, Sr. Carlos Anileiro, entre outros convidados, como o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, Dr. Lacerda Pais, os Directores da Escola Profissional de Aveiro (Dr. Jorge Castro) e do Agrupamento de Escolas de Eixo (Dr. Tiago Lourenço) os Presidentes da Direcção da União das IPSSs (Sr. Óscar Martins) e do Centro Infantil de Eixo (Sr. Mário Costa), e ainda sócios, funcionários e outros amigos do Centro Social de Azurva.
A sessão iniciou-se com as palavras da Presidente da Direcção, Graça Cardoso, que agradeceu a confiança depositada pelos eleitores neste conjunto de pessoas que, em regime de voluntariado, se propõem dar continuidade ao trabalho já iniciado no mandato anterior. Esta continuidade afirmar-se-á, na área da infância, em termos do modelo pedagógico inovador em implementação neste Centro – a Pedagogia-em-Participação e, em relação aos idosos, na prestação de serviços de grande qualidade, apostando no envelhecimento activo e no respeito pelas necessidades dos utentes. Afirmou ainda que, de forma a proporcionar uma intervenção de qualidade, o CSA necessita de um clima de serenidade e de confluência de empenhos: o Centro precisa “não de facções, mas de mobilizações”.
Falou de seguida o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Nuno Correia, que frisou a grande afluência dos sócios a estas eleições, sócios esses que, num espírito de cidadania, vieram manifestar o seu interesse pelo futuro do Centro. Relembrou os projectos realizados no ano anterior, bem como outros não conseguidos, nomeadamente a não concretização da construção do Lar de terceira idade, após aprovação da candidatura do POPH, por não ter havido apoio por parte da Banca para a verba não financiada pelo POPH - cerca de 700 000 €.
A este respeito, a Directora Regional, ao tomar da palavra, saudou a Direcção pela coragem demonstrada ao ter conseguido dizer um difícil não a um projecto tão útil e tão importante para a comunidade, uma vez que a “concretização desse sonho” poderia pôr em risco, na actual conjuntura, o actual Centro, os seus utentes e os seus colaboradores, caso não fosse possível cumprir com os enormes encargos financeiros que daí adviriam. “Gerir é ter a ousadia mínima de prever” – disse. Prever, neste caso, implica esperar por melhores dias para encetar um projecto de tão grande envergadura.
O Presidente da Junta de Freguesia de Eixo e o Presidente da CMA saudaram os novos corpos sociais e fizeram votos para que fosse dada continuidade ao trabalho desenvolvido, que é reconhecido pela comunidade, reafirmando a sua disponibilidade para apoiar o Centro sempre que necessário.
Finalmente, as crianças fizeram a entrega de uma rosa a cada um dos elementos dos corpos sociais, simbolizando votos de um bom início de mandato.
Após a cerimónia foi servido um Porto d´Honra aos presentes, que permaneceram para confraternizar e conviver um pouco nesse final de tarde de sábado.

Tomada de Posse
Tomada de Posse
Tomada de Posse

voltar