terça , 15 de fevereiro

Projeto “Os Gafanhotos”

Sala 2 – Creche

Como Surgiu?
De manhã, durante o tempo de Acolhimento, a Beatriz contou: “Eu vi um fafanhoto”. A Educadora registou a sua notícia e propôs descobrir mais sobre gafanhotos. Durante o Tempo de Escolha Livre, a Beatriz, com o apoio da Educadora, esteve na área do computador a pesquisar mais coisas sobre gafanhotos.

Posteriormente, a Beatriz quis partilhar o que descobriu com os colegas.
“Os fafanhotos têm penas gandes e fotes pa saltar e comem folhas…. e de arroz…”
Pedimos a colaboração da família e amigos que tivessem informação em livros, revistas, imagens, etc., para nos emprestarem.

Ao realizar este tipo de atividades situamo-nos na perspetiva da pedagogia-em-participação (Associação Criança), que preconiza que a “documentação em creche requer que o adulto seja capaz de suspender os seus saberes para escutar os sinais da criança: suspender o fazer, o imparável ativismo a que as situações nos obrigam se não decidirmos controlá-las; suspender o fazer para ver, escrever e fotografar como forma de perceber a criança; registar o que vê num formato disponível com a técnica acessível.”
Assim para a equipa pedagógica, a observação e a escuta da criança são a principal fonte da planificação que é realizada semanalmente. O esquema que se segue demonstra como é que o educador apanha os interesses das crianças e as ajuda a exprimir-se através de outras linguagens.
(Veja o formato de planificação no link abaixo)

Deste modo, o Projeto dos Gafanhotos iniciou-se a partir da motivação intrínseca da Beatriz sobre este inseto e expandiu-se, através da planificação, a outras áreas curriculares. De seguida relatamos algumas das atividades realizadas, que foram dando corpo a este projeto.
No Tempo de Pequenos Grupos a Educadora trouxe diferentes imagens de gafanhotos para observarmos.
A Beatriz  disse para o Martim: “Vês! É um fafanhoto!”
A Catarina ao ver a imagem do gafanhoto disse: “É um bicho.”
Em Grande Grupo fomos ao pinhal explorar o espaço. As crianças observaram e sentiram elementos da natureza que depois quiseram trazer para a sala: folhas de eucalipto, pedras, pequenos paus, etc.

Noutro momento de Grande Grupo experienciaram, com o corpo, os diferentes movimentos dos gafanhotos.

Todos os momentos e processos vividos pelas crianças e documentados pelo adulto, transformaram-se em ocasiões para observar, pensar e criar aprendizagens.

gafanhoto
gafanhoto
gafanhoto
gafanhoto
gafanhoto
gafanhoto


Anexos:
voltar