sexta , 7 de janeiro

Natalmente no Centro 2010

No passado dia 18 de Dezembro, o Centro Social de Azurva realizou a sua Festa de Natal no Grande Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.

Um dos grandes dinamizadores desta festa foram, sem dúvida, os pais que apresentaram três actuações: uma coreografia tipo “flash mob” com um tema musical desta quadra ensaiada gentilmente pelo professor Carlos Gomes; uma sequência  bem divertida de jogos tradicionais que relembraram outras brincadeiras de infância e a canção “A Borboleta” com a colaboração especial da professora de música dos bebés e das crianças do CSA que os acompanhou ao som  beirão do adufe.

A abertura da festa também foi dinamizada  por um grupo de pais que, no papel de “sombras” divertiram o público que ía chegando e, no hall de entrada, as crianças contaram com pinturas faciais e modelagem de balões.

As crianças do Pré-escolar proporcionaram-nos dois momentos de palco onde interpretaram poemas bem conhecidos da poetisa Cecília Meireles, como “A Bailarina” e “Isto ou Aquilo”. O último poema foi dedicado especialmente aos idosos do Centro, simbolizado através da entrega de uma flor pelas crianças.

Como sempre, as colaboradoras do CSA apresentaram uma peça de teatro a partir da história “Tanto, tanto!” do autor Trish Cooke. Uma história muito premiada, narra uma tarde de uma família cujos parentes vão chegando pouco a pouco e todos têm uma vontade imensa de abraçar, beijar, afagar e brincar com o bebé (daí o título). No final, a grande surpresa; o pai chega e todos se juntam para festejar o seu aniversário.

E no Centro, como se viveu o Natal?

“Ajude a construir a nossa Árvore de Natal” foi o grande desafio para todos nesta quadra. Sendo um símbolo importante do Natal, pretendíamos que a construção da árvore tivesse o contributo de todos e fosse um objecto dinâmico durante todo este período de tempo. Portanto, pedimos a colaboração de TODOS (pais, colaboradores, amigos, Direcção) para construirem um adereço decorativo para a estrutura em pirâmide exposta no hall de entrada. As crianças do Pré-escolar foram as primeiras a colaborar, com uma colagem a partir do seu retrato. Dia após dia, semana após semana, a árvore foi ganhando vida com os enfeites trazidos de casa. Esta foi, sem dúvida, a Árvore de Natal mais PARTICIPATIVA.

 

Um Pai Natal diferente...

Depois de ficarem a saber o porquê do Pai Natal se vestir de vermelho , as crianças do Pré-escolar foram desafiadas a construirem um Pai Natal diferente.

 


voltar